No nosso dia a dia, nem sempre dedicamos atenção à água. Ingerimos apenas para aplacar a sede, não nos preocupando com a qualidade e as características dela. Leia abaixo algumas informações sobre esse tema.
A água é:
- O nutriente mais abundante do corpo humano;
- 85% do cérebro, 92% do sangue, 87% do fígado e 60% do peso corporal são constituídos por água;
- Um indivíduo de 70 kg tem, aproximadamente, 42 litros de água no corpo;
- À medida que envelhecemos, vamos desidratando. Um idoso tem pouco mais de 50% de água no corpo.
Ou seja, esse nutriente exerce um papel importantíssimo para a nossa saúde, não é mesmo?
Agora, você sabe quais são as cinco características fundamentais da água ideal?
1) Alcalina:
O pH alcalino é superior a 8,0. A alcalinidade ajuda nas funções biológicas, diminui as toxinas ácidas associadas à doenças degenerativas, combate a acidez.
2) Antioxidante:
Os radicais livres oxidam nosso organismo, ocasionando o envelhecimento. Eles roubam elétrons das estruturas corporais. Quando uma estrutura em vez de roubar, doa elétrons é chamada de antioxidante. A água de qualidade doa elétrons e tem redox negativo, sendo, portanto, antioxidante. São verdadeiros "remédios", pois tem a capacidade de eliminar toxinas que possuem íons positivos.
Redox é a capacidade de oxirredução da água. Quanto mais negativo, melhor.
3) Pura:
Livre de bactérias, cloro, metais tóxicos, vírus, matéria orgânica, xenoestrógenos (presentes em garrafas plásticas que armazenam a água e que, em contato com o sol, são liberados, causando prejuízos à nossa saúde), etc. Esses e outros elementos contaminantes podem ser geradores de doenças.
4) Magnesiana:
O magnésio é considerado o "mineral da vida", pois participa de mais de 400 reações bioquímicas no nosso organismo. Ou seja, é fundamental para a nossa saúde e ajuda a combater várias doenças. O nível de magnésio da água deveria ser de 25mg/l. Todavia, devido ao fato do nosso solo ser pobre em magnésio (mais comum em terras vulcânicas), esse índice não é encontrado em águas minerais brasileiras naturalmente. Todavia, por meio de processos tecnológicos, já é possível encontrar filtros que transformam-na em
magnesiana.
5) Hidratante:
Se a água for ionizada, ou seja, com baixa tensão superficial, possui características hidratantes. Por ser leve, hidrata e colabora para a melhoria das funções do organismo.
Diante destas informações, fica bem claro que, para o nosso bem-estar e saúde, vale a pena procurar para ingestão diária, água que contemple essas características essenciais. Afinal, ela é o nutriente mais abundante no nosso corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário